Ligeiramente fora de foco - Robert Capa

Atualizado: 4 de Ago de 2020

Texto: Carolina Engler.

10/06/2020.


Sempre enfatizo para os alunos do curso de fotografia aqui no Ateliê Cromo em Campinas / SP a necessidade de se criar um repertório visual e conhecer os grandes mestres da fotografia, para hoje teremos Robert Capa!

O fotógrafo húngaro Robert Capa fotografado por Ruth Orkin

Robert Capa por Ruth Orkin


Robert Capa foi uma invenção do fotógrafo húngaro Endre Ernő Friedmann e de sua namorada a também fotógrafa Gerda Taro. Eles criaram um "personagem", um misterioso fotógrafo estadunidense como uma estratégia de marketing para torná-lo mais "palatável" internacionalmente.


Ligeiramente fora de foco é uma autobiografia com alguma licença poética pois foi escrita para servir como base para um roteiro cinematográfico. É deliciosamente escrito e vale a pena mencionar a curiosidade: originalmente Robert Capa queria ser escritor e teria sido um dos bons pelo que podemos notar em sua autobiografia.


A obra é um recorte do período da II Guerra Mundial e é recheada de fortíssimas imagens produzidas no período e com as histórias de como foram feitas. Incluindo o desembarque na Normandia no famoso dia D.


Soldado desembarca na Normandia no dia D da II guerra mundial

Um grande abraço e até o próximo post!!!

Carolina Engler

20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo