ficc 2006

Oficina de Fotografia Descobrindo Imagens
Centro Cultural Casarão do Barão

O objetivo desta oficina foi introduzir os conceitos da fotografia de forma simples e prática para crianças e adolescentes de 7 a 14 anos. Neste momento de endeusamento da tecnologia, resgatamos a fotografia como algo artesanal, onde o importante é a elaboração  de uma ideia e o domínio de uma técnica (ainda que rudimentar) e não um grande aparato tecnológico. Contudo, sem desqualificar a tecnologia digital, esta nova ferramenta de trabalho, traz novas possibilidades e deve ser encarada com naturalidade.
 

Com esta oficina, buscamos trabalhar e desenvolver a sensibilidade e a capacidade de apreciação estética, bem como a auto-estima resultante de uma melhor percepção de si e do seu entorno. Ao mesmo tempo, apresentamos técnicas expressivas, as quais permitiram às crianças e aos adolescentes uma melhor comunicação sobre a sua realidade.
 

Mais do que qualquer outra coisa, estas crianças e adolescentes foram estimulados a explorar as muitas possibilidades que a fotografia apresenta, de forma investigativa e livre – principais atributos de qualquer possível produção artística.
 

As técnicas empregadas foram: cianótipo, colagem, lata mágica, paint light, fotograma.

Ao final das atividades foi realizada uma exposição com as fotos produzidas pelos alunos.