Recorpo Reluz

Projeto vencedor do edital do FICC - Fundo de investimento em Cultura de Campinas no ano de 2018 - Juliana Engler.

As imagens de corpos em movimento alimentam e realimentam a poética da artista visual e fotógrafa Juliana Engler. O aprofundamento desta pesquisa se mostra em recorpo reluz.

 

Nesta exposição, fica clara a maneira como suas pesquisas se intensificam. Em sua mostra anterior, “ritmos”, neste mesmo espaço, a poética do corpo na fotografia já se fez presente, bem como as pesquisas sobre suportes que criam uma nova significação da imagem. 

 

O que era sutil, agora se acentua - a transparência e o posicionamento da imagem buscam as sombras e a tridimensionalidade. As imagens de expressões corporais são capturadas tanto em momentos extraídos de manifestações populares como candomblé, jongo, congada e festa junina quanto em gestos da dança contemporânea. Elas são impressas em adesivos transparentes colados sobre vidros, que são montados em estruturas de madeira de forma e tamanho variados, instalados em cantos, em mesas, no chão. O suporte desloca o olhar e duplica a imagem.

 

De forma tautológica, para intensificar ainda mais a experiência, a artista cria caleidoscópios e disponibiliza lanternas ao espectador, que quando direcionadas e movimentadas frente às imagens, provocam projeção, distorção, reflexo.

 

Esse jogo entre a imagem, o suporte-objeto e uma nova fonte de luz recria os movimentos e os corpos. Incide luz sobre luz, reluz. Refaz a dança, numa redança. E dá ao espectador um papel ativo e participativo em seu contato com a obra,  proporcionando um encantamento pela sombra das imagens e pelo movimento dos corpos na reincidência da luz. Permite que cada um de nós tenha a possibilidade de ver e fazer reaparecer uma coisa diferente.

                                                                                                                                                      Ana Helena Grimaldi

                                                                                                                                                                         nov . 2018     

Curso de Fotografia 

Campinas - Ateliê Cromo

As irmãs e fotógrafas

Carolina Engler e Juliana Engler fundaram o Ateliê Cromo em 1998, um aconchegante espaço que transpira e inspira criatividade na...

Facebook

Fale com a gente:

Fone: (19) 3234-8148
Whatsapp (19) 99297-9707 
ateliecromo@gmail.com
Rua Álvaro Müller, 151. 
Campinas / SP / Brasil
  • Facebook ícone social
  • YouTube
  • Instagram
Horário de atendimento: segunda a quinta das 13 h às 18 h. Outros horários sob agendamento.