A pioneira Gioconda Rizzo

Texto: Carolina Engler.

06/05/2021.


Faz tempo que um aluno nos pediu para falar da Gioconda Rizzo, mas eu não a conhecia... Comecei a pesquisar sobre a fotógrafa e foi surpreendente e desconcertante! Acho que este post demorou para sair porque além de conhecera a artista tive de digerir uma série de sentimentos que a pesquisa me trouxe... Fiquei desconcertada em ignorar sua obra e sua vida! Essa é a mais pura verdade... Militando pela visibilidade feminina na fotografia e ainda tão ignorante da nossa trajetória! Concluído o momento confessionário, vamos ao que interessa.



Gioconda Rizzo foi a primeira fotógrafa brasileira a dirigir um estúdio fotográfico próprio, fundado em 1914! Para se ter a devida dimensão dessa façanha, basta dizer que só fomos conquistar o direito ao voto em 1932. Uma mulher casada só pode ter direito a herança independente da vontade do marido em 1962. Logo ser mulher na primeira metade do século XX era permanecer "criança" por toda a vida, passando da tutela do pai para a tutela do marido.


Mas esta desbravadora fundou o Photo Femina, cuja especialidade eram os retratos de mulheres e crianças. Foi inovadora também no estilo de seus trabalhos valorizando a composição e a iluminação ao invés dos cenários como era o costume da época.


Gioconda começou cedo, no estúdio do pai, também fotógrafo. Inicialmente fazendo retoques e acabamentos nos trabalhos deles. Mas ao 14 anos se aventura, escondido do pai, no seu primeiro retrato. O pai ao achar a chapa feita pela filha e percebendo seu talento comenta: 'essa menina vai me passar a perna'... Veja a entrevista da própria Gioconda Rizzo para o moviola contado esta e outras passagens de sua trajetória.


Estudou fora, trabalhou fora, foi uma mulher muito à frente do seu tempo! E como de costume prestamos nossas reverências às mulheres que vieram antes de nós e abriram caminho para estarmos aqui!


Aproveito e agradeço também pelo pedido feito pelo aluno Márcio para falarmos de Gioconda Rizzo o qual me permitiu conhecer essa mulher fantástica.


Um beijo e até a próxima!


Carol



abaixo autorretrato de Gioconda
































GIOCONDA Rizzo. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2021. Disponível em: http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa379207/gioconda-rizzo

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo