top of page

DSLR x MIRRORLESS

Atualizado: 31 de jul. de 2020

07/07/2020.


As câmeras mirrorless vem ganhando popularidade nos últimos anos, fazendo até com que alguns fotógrafos troquem suas DSLRs por elas... Mas qual é realmente a diferença entre os dois sistemas? Os alunos do curso de fotografia aqui no Ateliê Cromo em Campinas / SP também costumam ter essa dúvida.


Analisando o nome dos dois sistemas já dá para ter uma boa ideia da diferença entre elas:


DSLR - digital single lens reflex ou câmera digital de lente única reflex.


Mirrorless - sem espelho.


Ou seja, tudo gira em torno do espelho que na DSLR joga a imagem para o visor óptico e se levanta no momento da captura da imagem e que não existe nas mirrorless como se pode verificar na imagem abaixo.


Imagem de uma máquina fotográfica DSLR e de uma máquina fotográfica mirrorless.

Eu particularmente não sou fã do sistema - atenção que estou analisado dentro do contexto das câmeras digitais, também sou fã da série M da Leica, as mais famosas mirrorless de todos os tempos, e adoraria ter uma... Contudo, nem toda mirrorless é uma Leica M e é deste ponto de vista que vou analisar a questão.


A grande vantagem das mirrorless seria a diminuição de peso e volume em relação às reflex. Só que se compararmos com as superzoom, as mirrorless não são tão compactas assim...


Em compensação, com a diminuição do corpo do equipamento dificulta consideravelmente se conseguir o tão desejado desfoque de fundo.


Ou seja, o que deveria reunir o melhor dos dois mundos (superzoom e reflex) acaba reunindo o pior dos dois mundos. Como já disse num post anterior, acho que mais vale se ter uma superzoom e uma DSLR para se adequar as situações que não se pode ou não se quer carregar muito equipamento e para quando se deseja elaborar mais as suas imagens respectivamente.


Para finalizar, quero ressaltar que essa é uma forma de olhar para a situação e que seguramente os defensores das mirrorless devem ter suas razões para defender o sistema.



Um grande abraço e até o próximo post!!!

20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page