top of page

Como limpar seu equipamento

Atualizado: 4 de set. de 2020

27 de agosto de 2020.

playmobil limpa lente de câmera fotográfica com cotonete

Este é mais um daqueles temas que costuma ser negligenciado nos cursos de fotografia por aí, pelo menos nos cursos que eu fiz quando iniciante nunca se abordou o tema... Tenho a sensação que os profissionais da fotografia consideram óbvio que é necessário manter o equipamento limpo para garantir a qualidade das imagens. Mas se tem uma coisa que aprendi dando aula é que as coisas só se tornam obvias com o tempo. Para os novatos nada é obvio, costumamos refletir sobre as coisas depois que a necessidade se impõe. Tudo bem que a necessidade é um excelente professor, mas a função do educador é encurtar processos e por isso não deixo de abordar a questão sempre que possível no curso de fotografia aqui no Ateliê Cromo em Campinas/ SP.


Vou aqui falar das etapas importantes no processo de limpeza e dos materiais que prefiro, mas aproveito para deixar o convite para verem o vídeo tutorial no nosso canal do Youtube. Aproveito para adiantar que os cuidados se aplicam também à câmera de celular.


miniaturas de mulheres fazem faxina na lente da câmera de um celular

A limpeza SEMPRE vai começar com a remoção de poeira, não importa se estamos vendo gordura ou saliva sobre a lente - e esta é uma das poucas situações que não sinto nenhuma vontade de relativizar a palavra "sempre"; meus alunos sabem que sinto um certo desconforto com "sempre" e "nunca", pois acredito na pluralidade das visões... Mas neste caso, é SEMPRE mesmo! Isso porque se formos limpar uma digital da lente e tiver um grão de areia na área podemos riscar a lente. Com o auxílio de um pincel macio espane a poeira.


Na sequência, se necessário, remova a gordura a "seco" - eu gosto de usar um acessório que chama lenspen e que tem um pincel retrátil numa ponta e na outra uma espécie de flanela boa para remover pequenas marcas de gordura.


Quando a quantidade de gordura é muito grande a limpeza a "seco" não vai ser suficiente e será necessário limpar com álcool, de preferência isopropílico. O truque nestes casos é NÃO deixar secar naturalmente pois o vidro ficará todo manchado. Limpe a lente com um algodão úmido de álcool e seque com outro chumaço seco de algodão. Nestes casos eu prefiro o algodão, que será descartado após o uso, pois tenho certeza de estar usando sempre um material limpo. Uma outra alternativa interessante e também descartável são os lenços de limpeza da Zeiss. Estes são aliás a melhor alternativa no caso de viagens de avião que proíbem o embarque com líquidos. Também vale dizer que para os adeptos do filtro UV é possível tirá-lo da lente e lavá-lo com água e sabão, secar bem e colocar de volta na objetiva.


Para concluir o assunto, vou deixar uma última dica: o que fazer quando vou viajar e esqueço meu kit de limpeza? Não encontramos lojas de fotografia em qualquer esquina, mas farmácias sim! Compre um pincel de barba e algodão e álcool 70%. Embora o álcool 70 tenha mais água do que o ideal, ele resolve a situação. Já tive que improvisar desta forma e aprendi uma lição valiosa: kit de limpeza não sai nunca da bolsa de foto, assim não esquecemos ;).

Aproveitem as dicas, um abraço!

14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page