top of page

Já ouviu falar em polarizador?

Atualizado: 26 de nov. de 2020



Vista marinha com bandeira e balaustrada do navio.

23 de novembro de 2020.


Vista marinha com bandeira e balaustrada do navio., com céu polarizado


A maior parte dos filtros caiu em desuso com o advento da fotografia digital, foram substituídos por "filtros" de processamento. Contudo, o polarizador continua sendo um filtro muito interessante. Desde os tempos do analógico é meu filtro preferido, tanto para fotografia preto e branco quanto para o colorido.


O polarizador vai produzir um aumento na saturação das cores de uma forma geral, contudo é no céu que sua ação é mais visível: intensificando o tom de azul e destacando as nuvens - nas imagens ao lado a primeira foi feita sem filtro e a segunda com filtro. Também vai ser muito útil para eliminar reflexos de vidros e espelhos d'água - nas imagens abaixo a primeira foi feita sem filtro e a segunda com filtro. Por último, vai uma dica bem pouco convencional que costumo dar aos meus alunos dos cursos de fotografia aqui do Ateliê Cromo: as vezes uso o polarizador para diminuir a entrada de luminosidade e poder explorar velocidades mais baixas mesmo na luz do dia. Isso porque o polarizador tem fator de correção de 2 pontos, o que significa dizer que ele vai reduzir a entrada de luminosidade. Você não terá que fazer nenhum ajuste de fotometria, uma vez que está se dá através da objetiva, mas é importante estar ciente deste "detalhe". Se estiver fotografando cachoeira, por exemplo, as velocidades baixas costumam deixar as fotos mais charmosas e o polarizador pode te ajudar neste sentido.


Embora este filtro seja show, é importante saber de algumas questões sobre sua utilização. A primeira é o fator de correção que mencionei acima. De uma forma geral, o fator de correção requer atenção para evitarmos fotos tremidas quando estamos fotografando com a câmera na mão. A segunda questão é que para que possa haver efeito de polarização, o sol deve estar numa das suas laterais. Se estiver à pino, atrás ou à frente a polarização não acontecerá. Por fim, quando for usar seu polarizador repare que depois de colocar sobre a lente uma parte dele permanecerá móvel. Gire essa parte móvel e verá o efeito da polarização se intensificando ou minimizando. É possível definir desta forma a intensidade de polarização que deseja na sua imagem.


Espero que tenha gostado do post, um abraço e até mais!




Reflexo na porta de vidro do Banco Santander


Reflexo na porta de vidro do Banco Santander

23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page