top of page

O segredo por trás da fotografia de pôr do sol!

Atualizado: 13 de mai. de 2021

24/02/2021.


Pôr do sol é um dos grandes fetiches da fotografia! Não existe fotógrafo que nunca tenha fotografado um... E é umas das perguntas mais recorrentes que escuto os alunos dos cursos de fotografia aqui no Ateliê Cromo: Como fotografar pôr do sol?



Essa é uma questão que merece ser abordada do ponto de vista técnico e do ponto de vista da linguagem... Então vamos por partes!


Do ponto de vista técnico o truque é escurecer a foto. Quando deixamos por conta da câmera avaliar a luminosidade, fica tudo muito claro e perdemos o impacto das cores do céu. Cada equipamento tem seu esquema para permitir interferências na avaliação de luminosidade da cena. O mais comum é um botão com um sinal de +/- . Faça experiências de quanto vai escurecer a imagem para chegar no resultado que te agrade - eu costumo escurecer em 2 pontos neste tipo de situação.


Agora, do ponto de vista da linguagem a discussão é mais complexa... Vou começar por uma colocação bem anticlímax: sendo o assunto mais fotografado, é preciso ter em mente que é bem difícil fazermos uma fotografia de pôr do sol que se destaque. Sim, o risco do clichê é enorme... Não estou dizendo que as fotos não são bonitas. Elas são sim! Mas depois de um certo tempo (conforme vamos construindo repertório visual), elas começam a se parecer. Então se quer fotografar pôr do sol, comece vendo tudo o que puder sobre o tema e quando for fotografar "dê nó em pingo d'água" e faça uma fotografia diferente de tudo que já viu!!!


Aproveitem as dicas, um abraço e até o próximo post!


8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page