top of page

Não deixe de ler isto antes de ir à praia!!!

Atualizado: 17 de fev. de 2021

23/12/2020.


Fotografia de Luiza Abaurre - aluna do Ateliê Cromo.



Férias na praia é praticamente uma tradição brasileira! Para os que conseguirem manter a tradição com segurança em tempos de pandemia, separei algumas informações importantes que costumo passar para meus alunos do curso de fotografia aqui do Ateliê Cromo em Campinas/SP, para se fotografar na praia.


Do ponto de vista da composição, existem muitas estratégias funcionais e como sempre digo: NADA SUBSTITUI SUA AVALIAÇÃO QUANDO ESTÁ FOTOGRAFANDO! Contudo, queria trazer aqui duas questões que considero importantes neste tocante: a primeira, e mais importante, é ficar sempre atento à linha do horizonte para mantê-la no nível. Este cuidado vai garantir equilíbrio a sua imagem, então se não for mantê-la no nível lembre-se de incliná-la bastante para não parecer um acidente. A segunda dica de composição é lembrar de usar a regra dos terços, vai te ajudar a definir o que é mais importante na sua fotografia.. Lembre-se que a questão aqui é a descentralização da linha do horizonte para delimitar o que funcionará como elemento principal da sua composição. Veja a foto abaixo, por exemplo:


Fotografia de Vera Orsini - aluna do Ateliê Cromo.



A proporção de água um pouco maior nos mostra que é ali que a ação está acontecendo. Mesmo estando pequeno, vemos bem o surfista porque existe um bom contraste entre ele e a espuma da onda ao fundo e porque nosso olhar examina mais detalhadamente a parte maior da imagem, a água neste caso.


Já no que diz respeito à equipamento, um filtro polarizador pode fazer verdadeiros milagres pelas cores da sua imagem, principalmente nestas situações marinhas. Veja também o artigo específico sobre este filtro aqui no blog, deixo o link aqui.


Fotografia de Roseli Grassmann - aluna do Ateliê Cromo.



Para concluir, quero ressaltar a importância dos cuidados de limpeza neste tipo de situação. Então deixo aqui minhas duas últimas dicas: limpe sua lente várias vezes ao longo do dia, areia e maresia grudam na objetiva e prejudica a nitidez da imagem - cuidado ao limpar para que a areia não risque a lente. A outra dica é uma espécie de truque que visa otimizar a manutenção do equipamento prevenindo inclusive que areia entre no mecanismo de zoom da lente - desastre bem comum em praias nas quais haja muito vento. Coloque sua câmera toda dentro de um saco plástico, deixando para fora apenas a ponta da objetiva. Desta forma o plástico não vai interferir na formação da imagem, mas todo o resto estará protegido do protetor solar, suor, areia e maresia.



Gostaria de deixar aqui meus agradecimentos especiais aos alunos do Ateliê Cromo que gentilmente cederam suas imagens para ilustrar este artigo.


Um abraço e até o próximo post!
















Fotografia de Renato Santoro - aluno do Ateliê Cromo.

21 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page