top of page

Você sabe o que é silhueta?

Atualizado: 30 de set. de 2020

28/09/2020.


Silhueta é um efeito fotográfico que acontece quando fotografamos no contraluz e o assunto no primeiro plano fica bem escuro como se vê na fotografia abaixo.


Fotografia de Cássia Strazzacappa - aluno do Ateliê Cromo



Este efeito ainda é muito associado a erro de fotometria, principalmente pelos fotógrafos principiantes quando são pegos de surpresa. Mas é um efeito lindo, quando bem explorado é claro.


Do ponto de vista técnico não tem muita dificuldade em fazer silhueta, é quase que automático quando fotografamos normalmente e estamos no contraluz. Mas as vezes, dependendo do tamanho do objeto ou da característica de luminosidade do local o primeiro plano pode não ficar completamente preto. Se quiser garantir o primeiro plano bem preto basta fotometrar o fundo da imagem, como se não tivesse nada no primeiro plano.


Fotografia de Eduardo Virgili - aluno do Ateliê Cromo



A questão principal na silhueta é na verdade formal. Me explico, se o primeiro plano vai ficar todo preto, a forma do que estamos fotografando tem de ser interessante. Logo, como costumo dizer para meus alunos do curso de fotografia aqui no Ateliê Cromo, fazer silhueta pode ser tecnicamente simples mas isso não significa que seja fácil.


Aproveite a dica, uma abraço e até o próximo post!

53 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page