top of page

Você sabe o que é panning? Vou te contar...

Atualizado: 26 de nov. de 2020

15/10/2020.


Panning é uma forma de fotografar movimento que congela o movimento do assunto, mas cria um efeito de movimento do fundo como se pode ver na foto abaixo.

panning de duas bicicletas em movimento

José Carlos Pereira - aluno do Ateliê Cromo


Essa técnica tem origem na panorâmica, movimento cinematográfico e foi adaptado para a fotografia. Como costumo dizer aos meus alunos do curso de fotografia aqui no Ateliê Cromo em Campinas/ SP, o trabalhoso do panning é o procedimental e não as questões técnicas, mas vamos aos detalhes...


A primeira coisa é selecionar a velocidade de obturador, ela deve ser média - nem muito alta nem muito baixa, no primeiro caso tudo será congelado e no segundo tudo ficará borrado. A velocidade do obturador vai depender tanto da velocidade do movimento do assunto quanto da distancia que ele esteja do fotógrafo. Sendo que os obturadores mais rápidos têm de ser selecionados tanto para assuntos mais próximos como para assuntos mais rápidos.


A segunda questão é que é necessário fotografar enquanto se acompanha o movimento do assunto com o movimento da câmera, isso cria um congelamento relativo entre o fotógrafo e o assunto que ele quer fotografar, ou seja, um movimento anula o outro". Atenção porque é muito comum para o iniciante acompanhar o assunto e parar na hora de clicar e/ou, por conta da ansiedade, acelerar na hora que está acompanhando.


Por último, lembre-se de fazer todos os ajustes da câmera de luminosidade etc antes de começar o movimento de acompanhar o assunto.

Se quiser configurar o equipamento quando estiver enquadrando o assunto, não haverá tempo hábil.


panning de criança correndo

Eric Gonçalves - aluno do Ateliê Cromo


Como disse, o trabalhoso aqui é combinar todas estas coisas. Por isso, não desanime se demorar para acertar. Escolha um lugar no qual o mesmo movimento vai continuar por muito tempo - como um parquinho com crianças correndo ou uma avenida movimentada - e vá experimentando e avaliando o resultado.


Boas fotos, divirta-se e até o próximo post!


beijos,


20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page