Sistema de focagem

Texto: Carolina Engler.

19 de junho de 2020.



Entender como funciona o mecanismos de focagem da câmera é fundamental para que se possa fazer bom uso dele. Então vamos lá: existem basicamente dois tipos de sistema de focagem, um para fotografarmos objetos parados e outro para objetos em movimento.


No primeiro caso, quando apertamos o botão disparador até a metade a câmera faz o foco e, mesmo que algum outro elemento passe entre você e seu assunto, o foco é mantido. Muito eficiente para fotografar em ambientes movimentados, só que quando o seu assunto começa a se mover é necessário esperar ele parar para fazer o foco novamente.


Para evitar essa situação e poder fotografar mesmo enquanto o assunto esta se movimentando existe o segundo tipo de focagem. Neste caso, é só acompanhar o movimento do assunto com a câmera e ela o manterá focado, assim é possível fotografar a qualquer momento, pois o assunto estará sempre focado.


Nas câmeras reflex da Canon e da Nikon existe ainda uma terceira opção: o equipamento migra automaticamente entre um sistema e outro de focagem, na medida em que identifica se o movimento é do seu assunto ou do ambiente.


Na minha opinião, a alternativa mais ágil de focagem e bastante eficiente. Sou usuária de Nikon, então minha experiência prática é com os modelos desta marca. Contudo, pela observação da prática de colegas e alunos não acredito que com a Canon seja diferente.


Examine o menu da sua câmera e experimente as alternativas de focagem que ela oferece antes de definir o que funciona melhor para você.

0 visualização