Texto: Carolina Engler.
09/06/2020.
Com o advento da fotografia digital passamos a ter uma forma muito mais prática para lidar com um problema antigo da fotografia colorida: as várias fontes de iluminação tem temperatura de cor diferente, ou seja, tem coloração diferente. As iluminações fluorescentes são esverdeadas, já as incandescentes são amareladas e isso influencia fortemente a representação dos tons das cores na imagem.
Desta forma, o balanceamento de branco nada mais é do que informar para câmera sob qual fonte de iluminação vamos fotografar para que as cores possam ser reproduzidas fielmente. É possível optar pelo balanceamento de branco no automático, programas específicos para cada fonte de iluminação ou até mesmo personalizar para um determinado ambiente.
A priori, escolher o programa apropriado para a iluminação de cada ambiente ou até mesmo personalizar o WB especificamente para uma iluminação costuma ser mais preciso. Isso se você fizer a escolha certa... No curso de fotografia aqui no Ateliê Cromo em Campinas / SP também costumo dizer que mais vale um automático bem usado do que um programa personalizado equivocado.
Um grande abraço e até o próximo post!!!
Comments