top of page

Meus Truques para Fotografar Criança

Atualizado: 30 de set. de 2020

17/08/2020.


Fotografia: Damaris Mortari, aluno do Ateliê Cromo


Esta aí um assunto que sempre aparece no curso de fotografia aqui no Ateliê Cromo em Campinas / SP! E no começo eu pensava: "ah, mas é a mesma coisa de sempre... não muda nada..." Só que como a pergunta sempre foi recorrente, num determinado momento eu comecei analisar a minha prática e, como a essas alturas já imaginava, não é a mesma coisa... Ao longo dos anos fui desenvolvendo estratégias para lidar com a situação, sem me dar conta conscientemente disso.


Então vamos lá, estes são os truques que desenvolvi com a prática para fotografar criança:


1. Usar velocidades rápidas de obturação - não precisa ser super rápido, 125 ou 250 já costuma ser suficiente.


2. Usar uma lente zoom para facilitar o enquadramento.


Estes dois tópicos têm origem na mesma questão: crianças são seres inquietos. A velocidade de obturador vai evitar que elas fiquem tremidas por conta do movimento e o zoom vai evitar que você precise se mexer tanto para mantê-las enquadradas.



Para concluir temos minha última dica, que considero a mais importante, principalmente nos dias de hoje que as crianças adquirem muito cedo consciência do que é ser fotografada. Escolha fotografá-las enquanto estão brincando ou entretidas com alguma atividade ou até mesmo proponha uma brincadeira fotográfica a elas - como o lightpainting, por exemplo. As fotografias ficarão mais espontâneas dessa forma, evitando aquele sorriso forçado. Além disso, também será mais divertido para elas, evitando que elas criem ranço de serem fotografadas - quantas vezes já escutei de alunas: "eu pego a câmera e el@ (o filh@) sai correndo!"


Aproveitem as dicas, um grande abraço e até o próximo post!!!


28 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page