Fotografia de esporte

Atualizado: Mai 21

Texto: Carolina Engler.

20/05/2021.


Como em todas as áreas, na fotografia existem muitas especialidades como a fotografia de família, a fotografia de natureza, a fotografia de alimentos, a fotografia urbana, a fotografia de esportes e por aí vai...


Anderson Almeida


Contudo, vejo uma diferença entre a fotografia e outras profissões - pode ser que seja ignorância da minha parte com relação às outras profissões, então se sintam livres de comentar se for esse o caso logo abaixo deste post. Com alguma frequência fotógrafos não fotografam apenas como profissão, mas no seu tempo livre também. Como hobby, como linguagem, por compulsão... muitas são as razões. Conheço vários colegas que não vão nem à padaria sem uma câmera.


Mas porque ela está falando disso num post de fotografia de esportes?! - você deve estar se perguntando.


Porque me sinto abrigada a deixar claro que costumo escrever aqui sobre fotografia com base na minha experiência pessoal como fotógrafa. Não é surpreendente, afinal isto é um blog. Algumas das minhas experiências são do campo da atividade profissional outras das minhas aventuras pessoais na fotografia.


Mas quando me pediram para falar de fotografia de esportes, vasculhei a memória pelas vezes que me dediquei a esta especificidade e só fui capaz de lembrar de duas situações: um jogo de vôlei e um jogo de futebol. Minhas sugestões serão então pautadas mais pela lógica do que é fotografar situações que envolvem movimento do que exatamente minha experiência na fotografia de esportes.


Dito isso, vamos às recomendações:


1. A velocidade de obturador é a principal ferramenta para se usar na fotografia de esportes para lidar com o movimento. Você pode inclusive optar pela função TV ou S da câmera, que permite escolher a velocidade de obturador e vai te fornecer a abertura de diafragma para equilibrar a iluminação.


2. Fique muito atento ao momento do clique. Sempre que estamos fotografando ações de uma fração de segundos para outra a cena muda de uma foto fantástica para nada. Precisa de muita habilidade de antecipação para se produzir boas fotos. Logo, ser um fã do esporte vai te ajudar a conseguir boas imagens.


3. Preste atenção se você vai estar fotografando ao ar livre ou dentro de um ginásio para adequar o ISO também. Quando estiver ao ar livre opte pelo ISO 400, mesmo que esteja sol, para facilitar a seleção de velocidades mais altas de obturação. Dentro de ambientes fechados o ISO deverá ser mais alto. Faça alguns testes para ver quão alto deverá ser o ISO para que possa usar velocidades como 125 ou 250 que costumam ser bons pontos de partida para situações de movimento.


Espero que tenham gostado, aproveitem as dicas e boas fotos!


Carol