Texto: Carolina Engler.
07/07/2020.
Nas minhas "andanças virtuais" em tempos de pandemia me deparei com uma linda exposição da grande fotógrafa estadunidense Dorothea Lange no MoMA - deixarei o link abaixo para usufruírem da experiência - chamada Words & Pictures. Sempre enfatizo para os alunos do curso de fotografia aqui no Ateliê Cromo em Campinas / SP a necessidade de se criar um repertório visual e conhecer os grandes mestres da fotografia.
Além das impactantes fotografias da artista realizadas durante a grande depressão - imagens aliás que a consagraram, pois antes disso trabalhava como retratista de estúdio e a convite do governo dos EUA passou a fazer essa documentação social - podemos conferir um depoimento seu em vídeo, análise das imagens, material educativo, tudo disponibilizado pelo museu.
Seu depoimento é extremamente lírico, lindo de ver e ouvir uma artista deste calibre falando o que é a fotografia para ela... Aliás para quem ficou surpreso (como eu fiquei inicialmente) com a transição de retratista de estúdio para documentarista social, depois de ouvi-la já não restará surpresa... Sua busca está na comunicação possível que se dá apenas apreciando a emoção e a energia que só um rosto humano pode transmitir. Desta forma, apesar da aparente reviravolta se manteve fiel a sua verdade de artista.
Um grande abraço e até o próximo post!!!
Comments