top of page

Words & Pictures - Dorothea Lange

Atualizado: 3 de ago. de 2020

07/07/2020.


Fotografia de Dorothea Lange de uma mãe com duas crianças na grande depressão dos EUA.
Dorothea Lange

Nas minhas "andanças virtuais" em tempos de pandemia me deparei com uma linda exposição da grande fotógrafa estadunidense Dorothea Lange no MoMA - deixarei o link abaixo para usufruírem da experiência - chamada Words & Pictures. Sempre enfatizo para os alunos do curso de fotografia aqui no Ateliê Cromo em Campinas / SP a necessidade de se criar um repertório visual e conhecer os grandes mestres da fotografia.


Além das impactantes fotografias da artista realizadas durante a grande depressão - imagens aliás que a consagraram, pois antes disso trabalhava como retratista de estúdio e a convite do governo dos EUA passou a fazer essa documentação social - podemos conferir um depoimento seu em vídeo, análise das imagens, material educativo, tudo disponibilizado pelo museu.


Seu depoimento é extremamente lírico, lindo de ver e ouvir uma artista deste calibre falando o que é a fotografia para ela... Aliás para quem ficou surpreso (como eu fiquei inicialmente) com a transição de retratista de estúdio para documentarista social, depois de ouvi-la já não restará surpresa... Sua busca está na comunicação possível que se dá apenas apreciando a emoção e a energia que só um rosto humano pode transmitir. Desta forma, apesar da aparente reviravolta se manteve fiel a sua verdade de artista.




Um grande abraço e até o próximo post!!!



16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page