Como dominar a profundidade de campo de uma vez por todas!

Atualizado: Ago 3

Texto: Carolina Engler.

20 de maio de 2020.


A profundidade de campo é um dos principais conceitos fotográficos. Costuma ser também o que dá mais trabalho aos fotógrafos principiantes. No curso de fotografia aqui no Ateliê Cromo em Campinas / SP também costumo enfatizar bastante essa questão. Acredito que isso aconteça porque se costuma subvalorizar a importância de duas das variáveis envolvidas no controle da profundidade de campo e supervalorizar uma terceira.


Quando o assunto é profundidade de campo sempre vemos os tutoriais falarem na importância do controle do diafragma para se conseguir o efeito desejado. E realmente o diafragma tem um papel muito importante neste quesito, mas ele não pode ser isolado das duas outras variáveis que atuam sobre o controle da profundidade de campo: “distância entre fotógrafo e assunto” e “características de cada objetiva”.


Vamos por partes então:

1. Diafragma: quanto maior o diafragma, menor a profundidade de campo. E vice-versa.


2. Distância: quanto menor a distância entre fotógrafo e assunto, menor a profundidade de campo. E vice-versa.


3. Objetivas: grande-angulares costumam produzir imagens com mais profundidade de campo, enquanto que teleobjetivas costumam produzir imagens com menos profundidade de campo.

A importância de se elencar os três fatores explicitamente pode ser entendida analisando o seguinte exemplo: quando se faz experiências de controle de profundidade de campo fotografando uma paisagem – normalmente “a paisagem se encontra longe” do fotógrafo – com grande angular, as fotografias com diafragma aberto e diafragma fechado tendem a ficar, se não iguais, muito parecidas. De forma que o iniciante fica confuso com o resultado das suas experimentações.

Para que consiga diferenças mais expressivas neste quesito, sugiro que trabalhe sempre com pelo menos duas das três variáveis de controle da profundidade de campo no caso de DSLRs. Sendo o diafragma e mais uma. Desta forma poderá observar o desfoque de planos sem grande dificuldade. E para os usuários de câmeras superzoom é necessário usar ao mesmo tempo diafragma, distancia e zoom – isso porque este tipo de equipamento naturalmente apresenta maior profundidade de campo que as reflex.


Um grande abraço e até o próximo post!!!

Carolina Engler

22 visualizações

Curso de Fotografia 

Campinas - Ateliê Cromo

As irmãs e fotógrafas

Carolina Engler e Juliana Engler fundaram o Ateliê Cromo em 1998, um aconchegante espaço que transpira e inspira criatividade na...

Facebook

Fale com a gente:

Fone: (19) 3234-8148
Whatsapp (19) 99297-9707 
ateliecromo@gmail.com
Rua Álvaro Müller, 151. 
Campinas / SP / Brasil
  • Facebook ícone social
  • YouTube
  • Instagram
Horário de atendimento: segunda a quinta das 13 h às 18 h. Outros horários sob agendamento.