top of page

3 super dicas para fazer suas FOTOS MACRO bombarem

Atualizado: 27 de abr. de 2021

14/07/2020.


Fotografar de pertinho traz alguns desafios independente de se estar usando uma superzoom ou uma DSLR, mas os três itens à seguir são os que costumam causar mais dificuldades. Percebemos isso através do relato dos nossos alunos do curso de fotografia aqui no Ateliê Cromo em Campinas / SP.


Fotografia: Márcia Nora (aluna do Ateliê Cromo).



No topo da lista de dificuldades operacionais está lidar com a focagem. Pode ser bem irritante quando sua lente se recusa a focar adequadamente! E, quando se trata de macrofotografia, isso normalmente significa que estamos perto demais do nosso assunto. Esteja você fotografando com uma superzoom ou uma reflex, toda lente tem uma distância mínima de focagem que precisa ser respeitada.


A segunda questão que exige atenção é a iluminação. Neste quesito temos de observar dois pontos: antes de mais nada é necessário atenção a orientação da luz na cena, para evitar fazer sombra sobre seu assunto. Além disso, normalmente será necessário uma iluminação auxiliar para a cena já que com a proximidade é natural bloquearmos uma parte da iluminação. Podemos usar o flash ou um rebatedor para redirecionar a luz natural, qual delas escolher vai depender tanto das suas habilidades técnicas quanto do estilo de imagem que prefere.


Por último temos a configuração de câmera que exige mais atenção: diafragma. Lembrem-se que quando estamos muito de perto diminuímos nossa profundidade de campo, então cuidado para não abusar dos diafragmas muito abertos - no limite pode acabar com uma imagem na qual a profundidade de campo é tão pequena que parece que nada está focado.


Um grande abraço e até o próximo post!!!

38 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page