top of page

Fotografando com vela

Atualizado: 1 de fev. de 2021

26 de maio de 2020.

copo de bebida iluminado por lamparina por trás

Por se tratar de uma situação de pouca luminosidade, usar a iluminação de velas na fotografia costuma exigir do fotógrafo a habilidade de combinar várias informações diferentes e maturidade para ser capaz de impor seu estilo nesse situação de luminosidade crítica.


Como uma apaixonada por situações de baixa luminosidade vou levantar os cuidados que considero importantes. A primeira e mais importante coisa para que se possa manter o "clima de luz de vela" é desligar o flash. Pode parecer óbvio para alguns, mas nos meus 25 anos de magistério aprendi que nada é obvio, tudo depende do nível de conhecimento de cada um acerca de um tema. É o que sempre digo no curso de fotografia aqui no Ateliê Cromo em Campinas / SP: não existe dúvida que não seja pertinente.


Em segundo lugar, devemos cuidar do bom aproveitamento da pouca luminosidade existente. E para isso é necessário observar as seguintes configurações de câmera:

1. ISO alto: mas não muito alto por conta do ruído associado a esse tipo de configuração.

2. longa exposição: para que seja facilitado a realização de longas exposições o tripé é um acessório bem importante.

3. diafragma aberto: para tanto, as lentes claras são as mais indicadas.


Longa exposição e ISO alto devem ser muito bem combinados de forma que nem o ISO seja muito alto, nem a exposição seja muito longa já que as duas estratégias propiciam muito ruído na imagem. Cabe a cada fotógrafo encontrar a combinação que funciona pra si.


vela dentro de pote vermelho visto de cima

Em terceiro lugar, nada te impede de usar outras fontes de iluminação de forma secundária às velas. Uma base branca funciona como um rebatedor otimizando a luminosidade e pode-se deixar alguma luz ambiente acesa também. Mas cuidado porque se esta última for em muita intensidade vai matar o efeito "luz de vela" desejado.


Existem mais duas configurações de câmera que considero importante de se dar atenção:

1. balanceamento de branco: sua função é ajustar a cor da luz na cena a ser fotografada. Logo, se for ajustada no automático a câmera vai tentar limpar o amarelo da luz da vela, diminuindo a aparência do efeito desejado.

2. RAW: formato de arquivo que favorece o processamento da imagem. E que neste caso seria uma boa solução para permitir um bom ajuste da coloração das luzes na pós produção.


Para concluir, o processamento posterior das imagens também é uma estratégia muito importante para esse tipo de situação de baixa luminosidade. Pois permite a personalização do balanceamento de branco como foi dito há pouco e também a minimização do ruído inerente ao uso de longas exposições e ISOs altos.


pé de um castiçal sobre a palavra "arte"

Um grande abraço e até o próximo post!!!


19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page