Fotografia Analógica

A fotografia analógica hoje é mais que um conjunto de técnicas, é uma forma de pensar. É um desacelerar a produção de imagens de forma que estas possam ser geradas a partir de uma reflexão. Isso não é bom, nem ruim... é apenas uma possibilidade diferente de abordagem.

Enquanto as novas tecnologias propiciam agilidade e empurram a possibilidade de reflexão sobre o que se fez para a etapa final da produção, o analógico imprime um ritmo desacelerado que propicia a reflexão ao longo do processo.

Isso sem falar do prazer que a produção artesanal pode propiciar! Quanto mais digital fica meu dia-a-dia, mais recorro ao analógico na minha produção autoral.

Fotografia preto e branco de uma peixaria
mhXVSkG.jpg

"Recomendo os cursos. Fiz um de fotografia básica com a Carol e o que aprendi foi além da técnica, mas me fez refletir sobre o que é "certo ou errado", aliás, entender que não existe muito isso. O que existe é estilo, intenção, enquadramento, efeitos... Me fez ver que as pessoas que criticam um corte num braço numa foto, por exemplo, normalmente gostam das coisas formais... Enfim... Vale a pena pensar e olhar diferente..." (Adriana Frasson)