Você pode ser Fotógrafo, mas você é um Artista?

8 Mar 2016

O site The Cooperative of Photography, fonte de inspiração e informação para quem gosta de fotografia, lançou no dia 29 de fevereiro um vídeo com o artista mundialmente renomado Roger Ballen. O vídeo de 3 minutos traz a seguinte reflexão: Você pode ser um Fotógrafo, mas você é um Artista?

 

Esta é uma questão bastante delicada e, às vezes, difícil de resolver. “Quando você aperta o obturador e faz uma foto, você é um fotógrafo. Mas será que você é um artista? Como artista, eu uso a fotografia como meio para expressar minha visão artística”, diz Ballen no início do vídeo (tradução abaixo).

Ballen traz 7 reflexões  sobre o tema; confira a adaptação para português:

 

1. O Propósito da Arte

Boas fotografias ficam na mente. Permanecer no inconsciente deveria ser o propósito da arte. Aquela imagem não sai da sua cabeça, porque boas fotos incorporam-se profundamente dentro de sua psique. Por que alguns trabalhos se prendem a mente? Por que alguns trabalhos são passageiros? Se você reflete sobre isso, então talvez você seja um artista.

 

2. Redefina seu mundo

Como você define a feiura? Como você define qualquer coisa? Se você sente a necessidade de descobrir seu entendimento das palavras, então talvez você seja um artista.

 

3. Relações visuais

Qual é uma das mais importantes partes dessa fotografia? O pedaço de arame. Quando você aprende a ver relações visuais fortes e complexas além das palavras, então talvez você seja um artista.

4. Uma visão única

Milhares de peças se juntam para formar cada uma de minhas fotografias. As pessoas perguntam: Você fez isso, Mr. Ballen? Você fez aquilo, Mr. Ballen? Não realmente, mas sim em tudo. Certamente nenhuma outra pessoa pode fazer essas fotos. Quando você aprende que cada momento é crucial e que nenhuma imagem pode ser repetida, então talvez você seja um artista.

 

5. Procure dentro de você

Todo momento que você aperta o botão da câmera, você cria uma nova realidade. Você precisa viajar para muito profundamente dentro de si mesmo para criar uma boa fotografia

 

6. Viaje através de sua mente

Se você olhar um pouco mais a imagem, não apenas os pés, você pode ver o bebê saindo da mãe.  Se você pode deixar preceitos de lado e viajar através de sua mente, então pode ser que você seja um artista.

 7. Enfrente seus medos

Se você enfrentar seus medos, isso certamente vai ajudar em seus esforços artísticos. Desejo-lhe a melhor sorte em sua jornada.

 

Fonte: http://iphotochannel.com.br/criatividade/2016/03/01/voce-pode-ser-fotografo-mas-voce-e-um-artista/

 

 

Please reload

Featured Posts

PIERRE VERGER | O MENSAGEIRO

March 19, 2015

1/10
Please reload

Recent Posts
Please reload

Search By Tags