Alex Majoli fotografa o dia seguinte aos atentados em Paris

24 Nov 2015

Duas pessoas se abraçam em frente ao bar Le Carillon, um dos locais em que terroristas armados abriram fogo. Paris, 14 de novembro de 2015. © Alex Majoli/Magnum Photos

 

 

Na noite de 13 de novembro, em Paris, Alex Majoli estava com um amigo no restaurante Chez Omar, a apenas duas quadras da casa de shows Bataclan. O fotógrafo da agência Magnum estava sem sua câmera, e fez alguns registros com o celular. No dia seguinte, câmera em mãos, saiu às ruas da capital francesa para registrar a reação das pessoas e a atmosfera nos arredores dos locais onde ocorreram os atentados terroristas levados a cabo pelo Estado Islâmico.

O site da ZUM apresenta uma seleção dessas imagens e um vídeo feitos pelo fotógrafo italiano. No pequeno filme, Majoli mescla, num díptico cambiante, uma sequência do dia seguinte – em que uma mulher aparece no centro da cena, como se rezasse –, a pequenos filmes feitos com o celular na noite dos atentados, em meio à confusão e desorientação geral perto do Bataclan, bem como a algumas fotografias do ensaio.

Paris, 14 de novembro de 2015, um dia após os ataques terroristas. © Alex Majoli/Magnum Photos

 

Majoli disse à CNN que o Le Carillon era um bar significativo para ele. “Quando venho a Paris, é muitas vezes nesse bar que costumo tomar meu último drink antes de ir dormir”. Sobre outra foto, em que uma mulher aparece lendo um jornal com a manchete “L’Horreur” no meio de um bar, o fotógrafo comenta que aquele lugar “fica literalmente a 100 metros de um dos locais atacados. Fiquei surpreso ao ver que estava aberto. Pessoas estavam em pé do lado de fora, ou tomando um brunch ou sei lá o quê, e literalmente a 100 metros dali, oito horas antes, 18 pessoas estavam sendo assassinadas”.

Paris, 14 de novembro de 2015, um dia após os ataques terroristas. © Alex Majoli/Magnum Photos

 

Alex Majoli é um fotógrafo italiano, membro da agência Magnum. Em 2014 participou do projeto Offside Brazil, parceria do Instituto Moreira Salles com a Magnum para uma cobertura paralela do país durante a Copa do Mundo.

 

 

Paris, 14 de novembro de 2015, um dia após os ataques terroristas. © Alex Majoli/Magnum Photos

 

Fonte: http://revistazum.com.br/radar/alex-majoli-atentados-em-paris/​

 

Please reload

Featured Posts

PIERRE VERGER | O MENSAGEIRO

March 19, 2015

1/10
Please reload

Recent Posts
Please reload

Search By Tags