Saiba como fotografar à luz de velas em 15 tópicos

15 Apr 2014

Foto: Chattakan Kosol

 

Um ambiente de romance, à luz de velas. A cena, composta por esta luz quente, tanto é um desafio ao fotógrafo, como um deleite ao leitor. Para te guiar por este tipo de fotografia, escolhemos o tutorial que dá 15 dicas úteis de como fotografar com velas. Veja os tópicos de Darren Rowse, postado originalmente no site Digital Photography School.

 

1. Desligue seu flash

 

Vamos começar com o óbvio e trabalhar nosso conhecimento. Sempre fotografamos utilizando flash em situações de pouca luminosidade, e ficamos desapontados quando a luz do flash estraga totalmente a iluminação que vimos antes de clicar. Se você quer registrar a luz quente das velas é essencial que você desligue qualquer luz de flash. Claro que existe uma exceção – veja dica nº 15 abaixo.

 

2. Utiliza um tripé

 

Levando em consideração a fotografia de velas, quando geralmente estamos fotografando com uma luz reduzida, significa que estaremos usando uma baixa velocidade, o que aumenta a chance de haver borrões se fotografarmos com as mãos. Garanta que sua câmera esteja em lugar seguro, utilize um tripé e se possível um disparador remoto, para que não haja possibilidade de qualquer vibração apertando o botão.

 

3. Velas extras

 

O maior desafio em fotografias de velas é a falta de luz que você tem que trabalhar. Usando mais velas, obviamente, produzirá mais luz, o que lhe dá um pouco mais de flexibilidade quando ajustar as definições de velocidade, abertura e ISO.

 

4. Espalhe suas velas

 

Usando uma única vela ou algumas velas em uma única posição, você terá uma luz mais dura atingindo o assunto. Esta pode ser o resultado que você queira, entretanto, na maioria dos casos, queremos que a luz se espalhe mais uniforme sobre o rosto do modelo por exemplo. Isto pode ser alcançado espalhando um pouco as velas. Eu ainda recomendo colocar mais velas de um lado do que o outro. Isto criará um maior impacto na iluminação, porém, não deixe uma diferença muito grande dos dois lados, a não ser que você esteja procurando uma cena bastante dramática.

 

5. Refletores naturais

 

Eu fiz uma descoberta super útil, fotografando com velas. Eu me dei conta que, quando o objeto estava sobre ou em contato com uma mesa, a exposição era melhor quando a toalha era branca. Obviamente, a toalha de mesa reflete a luz de fundo para o meu objeto. Similarmente, paredes ou forros e tetos brancos também podem proporcionar o mesmo efeito (é bobo, mas tudo ajuda quando você está fotografando nestas situações).

 

6. Lentes rápidas

 

Se você estiver fotografando com um DSLR e tem diversas lentes, escolha a mais rápida (clara) que tiver. Isto permitirá a você uma maior abertura e mais luz entrando em sua câmera. Minha preferência para esses tipo de fotografia é a 50mm (f/1.8 ou f/1.4). Eu fotografaria com a maior abertura possível, com maior velocidade e menor ISO. Lembre-se de que quanto maior a abertura, menor a profundidade de campo será.

 

7. Zooms e aberturas

 

Lembre-se que quando estiver usando uma lente zoom, as mudanças de abertura influenciam em toda a gama de distância focal. É recomendado chegar mais perto do objetivo.

 

8. Contexto e fundos

 

Na composição, eu gosto de deixar esse tipo de fotografia com um estilo mais sóbrio e simples possível. Eu geralmente fotografo em frente de um fundo branco. Fique de olho em sombras ríspidas e considere usá-las em seu objeto. O que uso também são pequenos adereços para segurar o objeto. Pode ser interessante incluir outros objetos como um copo de vinho se você estiver fotografando uma mesa, mas quanto menos distrações, melhor.

 

9. Velocidade

 

Um jeito óbvio de iluminar melhor a cena é escolher uma velocidade de obturador mais baixa. Lembre-se que diminuindo a velocidade, você abre mais chances para capturar outros movimentos. Se o ambiente estiver completamente imóvel (as chamas não devem estar flamejando), juntamente com seu objeto imóvel, você pode baixar a velocidade do obturador para 1/15 – abaixo disso, você estará pedindo demais.

 

10. Configurações de ISO

 

Outro jeito de compensar a baixa iluminação é aumentar o ISO. É claro que a compensação gera uma cena mais granulada. Tente ficar com o ISO abaixo de 400 e você terá composições limpas. Mais alto que isso, você começará a notar ruído.

 

11. Exposição

 

Se as velas estiverem na cena da fotografia, sua câmera geralmente vai tender a deixar as fotografias subexpostas. Você deverá tentar superexpor manualmente. Não exponha demais, se não suas velas irão virar somente feixes de luz em sua imagem.

 

12. Balanço de branco

 

Pode valer a pena experimentar o balanço de branco, nestas condições. Velas emitem uma luz muito “quente” – algo que precisa incluir em sua fotografia, já que isso cria uma atmosfera muito bonita. De qualquer jeito, sua câmera vai querer eliminar essa luz mais quente se o balanço de branco estiver em “auto”. Tente fazer diferente, colocando outros balanços como: “interiores” ou “tungstênio”. Fotografe em RAW e você terá mais flexibilidade para processa o balanço de cores.

 

13. Composição de velas

 

Existem dois jeitos principais de lidar com velas em composições – você pode incluí-las ou deixá-las fora da cena. Se vocês estiver incluindo-as, lembre-se de equiparar as configurações de sua câmera, como demonstrado acima. Mas, tome cuidado, pois as velas poderão exercer pontos de interesse maior do que o objeto que você queira deixar em destaque (e escolha velas bonitas se quiser deixa-las na fotografia).

 

14. Outras luzes

 

Algumas vezes, as velas não irão produzir luz suficiente. Se este é o caso, você poderá adicionar outra fonte de luz. Você pode usar uma lâmpada, por exemplo. Os melhores resultados acontecem quando você usa algum material vermelho ou laranja por cima desta outra fonte que usar, para dar a aparência de mais natural. Parece bobo, mas cuide com o aquecimento deste material, evitando queimá-lo.

 

15. Usando Flash

 

Eu comentei, nos primeiros tópicos, sobre deixar seu flash de lado. Uma exceção é quando se usa um filtro ou gel colorido. Isso dará mais “calor” a sua imagem.

 

Fonte: http://photos.uol.com.br/materias/ver/92553.

Please reload

Featured Posts

PIERRE VERGER | O MENSAGEIRO

March 19, 2015

1/10
Please reload

Recent Posts
Please reload

Search By Tags