Você sabia que Vivian Maier só foi reconhecida após sua morte?


Texto: Carolina Engler.

25 de novembro de 2020.

Nascia 1926, na cidade de Nova York, Vivian Maier. Filha de pai austríaco e mãe francesa, produziu abundantemente entre os anos 50 e 80 do século XX, mas seu trabalho só foi reconhecido em 2009, após a sua morte.


Vivian trabalhou como babá por mais de 40 anos e, acredita-se que escolheu essa profissão pela liberdade de movimentação pela cidade que lhe permitia. É comum a vermos acompanhada de uma criança em seus autorretratos, bem como os depoimentos dos que a conheceram relatam o fato dela estar sempre acompanhada da câmera. Produziu mais de uma centena de negativos e filmes, sendo que um conjunto de negativos não revelados foi descoberto em 2007 por John Maloof.


O historiador reconheceu o valor artístico do material e ficou obcecado tentando descobrir quem era Vivian Maier. O processo de pesquisa para descobrir quem era a artista e conhecer melhor seu trabalho é relatado no documentário produzido pelo próprio Maloof e chamado A fotografia oculta de Vivian Maier (pode ser conferido na Globoplay ou na Netflix). Recomendo fortemente o documentário! É possível através dos depoimentos que o compõe construir uma imagem desse personalidade enigmática que fotografou sistematicamente Nova Iorque, Los Angeles e Chicago, além de suas viagens a Manila, Bangkok, Pequim, Egito e Itália.


Espero que tenha gostado do post, um abraço e até mais!

Carol

24 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo

Curso de Fotografia 

Campinas - Ateliê Cromo

As irmãs e fotógrafas

Carolina Engler e Juliana Engler fundaram o Ateliê Cromo em 1998, um aconchegante espaço que transpira e inspira criatividade na...

Facebook

Fale com a gente:

Fone: (19) 3234-8148
Whatsapp (19) 99297-9707 
ateliecromo@gmail.com
Rua Álvaro Müller, 151. 
Campinas / SP / Brasil
  • Facebook ícone social
  • YouTube
  • Instagram
Horário de atendimento: segunda a quinta das 13 h às 18 h. Outros horários sob agendamento.