Você sabe como a câmera faz a medição de luz?

Atualizado: Jul 31

Texto: Carolina Engler.

23/07/2020.


Entender como a câmera funciona é muito importante para podermos elaborar as fotografias como imaginamos. Sei que posso estar soando repetitiva porque seguramente já disse isso em algum outro artigo aqui no blog e vou dizer de novo e de novo... Porque esta é uma das funções deste blog. No curso de fotografia aqui no Ateliê Cromo em Campinas / SP também costumo enfatizar bastante essa questão.


A forma como a câmera mede a luz - a fotometria - para nos orientar na escolha de diafragma e obturador faz total diferença no resultado final da imagem.


A fotometria matricial divide o visor nestas 5 áreas que vemos na ilustração abaixo, mede a luz em cada uma delas e faz uma média.


Fotometria Matricial

Basicamente a mesma coisa na fotometria evaluativa, só que esta usa 30 áreas de leitura na realização da média - conforme pode ver na ilustração abaixo.


Fotometria Evaluativa.

A ideia destes sistemas de fotometria seria conseguir uma luminosidade que seja representativa para a cena a ser fotografada como um todo, com suas áreas claras, meios tons e áreas escuras.


Só que nem sempre a estratégia da média nos leva ao resultado que desejamos, podemos querer medir a luz por uma área específica e para que possamos fazer isso existe a fotometria pontual (dependendo do equipamento pode chamar spot ou parcial). Neste sistema a câmera vai medir a luz uma pequena área no centro do visor apenas. Quando for zerar o fotômetro, posicione o centro do visor sobre a área que deseja fotometrar.


Existe mais um tipo de fotometria que é o de centro ponderado. Este é o sistema de medição de luz mais antigo, todas as câmera mecânicas costumavam usá-lo, foi só quando começaram a aparecer as câmeras eletrônicas que surgiu a possibilidade de alterarmos o sistema de fotometria da câmera. Neste sistema é feito uma média entre uma leitura de centro e outra de periferia, só que o centro tem mais peso nesta média.

Explore seu equipamento, localize a função e faça seus testes para entender o funcionamento na prática. Lembre-se que na fotografia teoria sem prática não resolve.


Um grande abraço e até o próximo post!!!

Carolina Engler

29 visualizações

Curso de Fotografia 

Campinas - Ateliê Cromo

As irmãs e fotógrafas

Carolina Engler e Juliana Engler fundaram o Ateliê Cromo em 1998, um aconchegante espaço que transpira e inspira criatividade na...

Facebook

Fale com a gente:

Fone: (19) 3234-8148
Whatsapp (19) 99297-9707 
ateliecromo@gmail.com
Rua Álvaro Müller, 151. 
Campinas / SP / Brasil
  • Facebook ícone social
  • YouTube
  • Instagram
Horário de atendimento: segunda a quinta das 13 h às 18 h. Outros horários sob agendamento.