Vai fotografar festa? Este post têm informações valiosas!!!

Atualizado: Nov 26

Texto: Carolina Engler.

26/10/2020.

Bruno Ferreira - aluno do Ateliê Cromo


Uma ansiedade muito comum nos alunos iniciantes é: "imagina que eu vou conseguir ajustar diafragma, obturador e zerar o fotômetro nas festinhas da família! É impossível!!!"


Em primeiro lugar: NÃO, NÃO É!!! Mas é claro que não vai ser amanhã. Para se ter agilidade é necessário prática e isso leva tempo.


Mas, pensando nisso, criei uma "receitinha" que passo para os meus alunos do curso de fotografia aqui do Ateliê Cromo e que deve ser usada como ponto de partida par suas próprias experimentações.


Começo ajustando a câmera na opção S ou TV (dependendo se você tem Nikon ou Canon), esta opção é o que chamamos de sistema de prioridade, ou seja, escolhemos a velocidade de obturador e a câmera automaticamente seleciona o diafragma - quando for possível, o diafragma que zera o fotômetro. Na situação das festinhas, que normalmente acontecem em ambientes fechados, não vai ter luz suficiente para se fotografar só com a luz ambiente e por isso preste atenção para os ajustes a seguir.


Uma vez selecionada a opção S ou Tv, é necessário ajustar a velocidade de obturador que , neste caso, será 1/60. A velocidade mais baixa que posso fotografar com a câmera na mão sem produzir o efeito tremido.


Thaís Mazzoco - aluna do Ateliê Cromo.



Na sequencia vamos ajustar o ISO. Ele deve ficar entre 400 e 800 dependendo da luminosidade do ambiente. Sendo que quanto menor a luminosidade do ambiente, mais alto será o ISO.


O ajuste de ISO e velocidade de obturador selecionados devem otimizar ao máximo o aproveitamento da luz ambiente. Mas, muito provavelmente, não será necessário para zerar o fotômetro. Para que isso não se torne um problema, ficando a foto subexposta, vamos acionar o flash para preencher a iluminação que faltar.


Com a prática você vai lapidar esta "receita" segundo seu gosto e as situações variáveis de iluminação. Mas reforço que a prática é imprescindível no processo de aprendizagem!!! Como dizia Bresson: "suas primeiras 10 mil fotos são as piores!"


Aproveitem as informações, abraço e até o próximo post!


Carol

9 visualizações

Curso de Fotografia 

Campinas - Ateliê Cromo

As irmãs e fotógrafas

Carolina Engler e Juliana Engler fundaram o Ateliê Cromo em 1998, um aconchegante espaço que transpira e inspira criatividade na...

Facebook

Fale com a gente:

Fone: (19) 3234-8148
Whatsapp (19) 99297-9707 
ateliecromo@gmail.com
Rua Álvaro Müller, 151. 
Campinas / SP / Brasil
  • Facebook ícone social
  • YouTube
  • Instagram
Horário de atendimento: segunda a quinta das 13 h às 18 h. Outros horários sob agendamento.