Porque participar de salões ou concursos de fotografia? E porque não? 6 motivos para você participar

Atualizado: Jul 31


Texto: Juliana Engler.

16/07/2020.



Para os alunos do curso de fotografia aqui no Ateliê Cromo em Campinas / SP e nas nossas redes sociais sempre divulgamos diversos salões e concursos de fotográficos e de artes visuais. Mas não sei se já considerou participar de um... Participar de salões e concursos é muito bom por vários motivos:


1. Nos forçamos a produzir com um propósito: com a vida corrida que levamos nem sempre conseguimos fazer tudo que precisamos, quando temos um objetivo com uma data definida não podemos deixar para depois e nos forçamos a fazer, isso faz com que mantenhamos nossa produção fotográfica sempre ativa.


2. Precisamos seguir algumas regras e isso dificulta nossa produção, mas nos força a sair da zona de conforto: todo concurso ou salão tem suas regras, como tema, quantidade de trabalhos, modalidade, tamanho... Isso pode dificultar um pouco, mas também ajuda muito a pensarmos antes de produzir, o que enriquece nossa produção e nos força a sair do “arroz com feijão” - quando produzimos meio no automático.


3. É uma forma de você receber um feedback para suas imagens: claro que o fato de você não ser selecionado em um determinado salão não significa que seu trabalho é ruim, a seleção depende de muitos fatores, como o recorte que a curadoria que está dando ao salão, a banca julgadora, a adequação ao tema... Mas ao ser selecionado isso é uma resposta a sua produção.





4. Ajuda você a ser notado e divulgar seu trabalho, além de formar seu currículo: os selecionados e premiados são amplamente divulgados na internet e nas exposições decorrentes dos concursos, isso faz com que seu nome comece a aparecer no circuito artístico, seu trabalho é visto por muitas pessoas e seu currículo vai ganhando peso.


5. Normalmente concursos e salões sempre tem premiação: a maioria dos salões e concursos possuem algum tipo de premiação, seja em dinheiro, equipamentos fotográficos, cursos ou workshops com fotógrafos renomados incentivando a participação de todos.


6. E aprendemos muito vendo as fotografias selecionadas e premiadas: muita gente não se dá conta o quanto ver o trabalho de outros fotógrafos e artistas nos ensina. Aumentamos nosso repertório visual e nos toramos artistas mais criativos, sempre falamos isso para nossos alunos de fotografia aqui no Ateliê Cromo.



Então, porque não participar? Bora?!


Um grande abraço e até o próximo post!!!

Juliana Engler.

19 visualizações

Curso de Fotografia 

Campinas - Ateliê Cromo

As irmãs e fotógrafas

Carolina Engler e Juliana Engler fundaram o Ateliê Cromo em 1998, um aconchegante espaço que transpira e inspira criatividade na...

Facebook

Fale com a gente:

Fone: (19) 3234-8148
Whatsapp (19) 99297-9707 
ateliecromo@gmail.com
Rua Álvaro Müller, 151. 
Campinas / SP / Brasil
  • Facebook ícone social
  • YouTube
  • Instagram
Horário de atendimento: segunda a quinta das 13 h às 18 h. Outros horários sob agendamento.