Não deixe de ler isto antes de ir à praia!!!

Atualizado: 29 de Dez de 2020

Texto: Carolina Engler.

23/12/2020.


Fotografia de Luiza Abaurre - aluna do Ateliê Cromo.



Férias na praia é praticamente uma tradição brasileira! Para os que conseguirem manter a tradição com segurança em tempos de pandemia, separei algumas informações importantes que costumo passar para meus alunos do curso de fotografia aqui do Ateliê Cromo para se fotografar na praia.


Do ponto de vista da composição, existem muitas estratégias funcionais e como sempre digo: NADA SUBSTITUI SUA AVALIAÇÃO QUANDO ESTÁ FOTOGRAFANDO! Contudo, queria trazer aqui duas questões que considero importantes neste tocante: a primeira, e mais importante, é ficar sempre atento à linha do horizonte para mantê-la no nível. Este cuidado vai garantir equilíbrio a sua imagem, então se não for mantê-la no nível lembre-se de incliná-la bastante para não parecer um acidente. A segunda dica de composição é lembrar de usar a regra dos terços, vai te ajudar a definir a hierarquia de importância da sua composição. Lembre-se que a questão aqui é a descentralização da linha do horizonte para delimitar o que funcionará como elemento principal da sua composição. Veja a foto abaixo, por exemplo:


Fotografia de Vera Orsini - aluna do Ateliê Cromo.



A proporção de água um pouco maior nos mostra que é ali que a ação está acontecendo. Mesmo estando pequeno, vemos bem o surfista porque existe um bom contraste entre ele e a espuma da onda ao fundo e porque nosso olhar examina mas detalhadamente a parte maior da imagem, a água neste caso.


Já que diz respeito à equipamento, um filtro polarizador pode fazer verdadeiros milagres pelas cores da sua imagem, principalmente nestas situações marinhas. Veja também o artigo específico sobre este filtro aqui no blog, deixo o link aqui.


Fotografia de Roseli Grassmann - aluna do Ateliê Cromo.



Para concluir, quero ressaltar a importância dos cuidados de limpeza neste tipo de situação. Então deixo aqui minhas duas últimas dicas: limpe sua lente várias vezes ao longo do dia, areia e maresia grudam na objetiva e vai prejudicar a nitidez da imagem - cuidado ao limpar para que a areia não risque a lente. A outra dica é uma espécie de truque que visa otimizar a manutenção do equipamento prevenindo inclusive que areia entre no mecanismo de zoom da lente - desastre bem comum em praias nas quais haja muito vento. Coloque sua câmera toda dentro de um saco plástico, deixando para fora apenas a ponta da objetiva. Desta forma o plástico não vai interferir na formação da imagem, mas todo o resto estará protegido do protetor solar, suor, areia e maresia.


R

Gostaria de deixar aqui meus agradecimentos especiais aos alunos do Ateliê Cromo que gentilmente cederam suas imagens para ilustrar este artigo.


Um abraço e até o próximo post!


Carol















Fotografia de Renato Santoro - aluno do Ateliê Cromo.

9 visualizações0 comentário

Curso de Fotografia 

Campinas - Ateliê Cromo

As irmãs e fotógrafas

Carolina Engler e Juliana Engler fundaram o Ateliê Cromo em 1998, um aconchegante espaço que transpira e inspira criatividade na...

Facebook

Fale com a gente:

Fone: (19) 3234-8148
Whatsapp (19) 99297-9707 
ateliecromo@gmail.com
Rua Álvaro Müller, 151. 
Campinas / SP / Brasil
  • Facebook ícone social
  • YouTube
  • Instagram
Horário de atendimento: segunda a quinta das 13 h às 18 h. Outros horários sob agendamento.