Não deixe de ler isto antes de ir à praia!!!

Atualizado: Fev 17

Texto: Carolina Engler.

23/12/2020.


Fotografia de Luiza Abaurre - aluna do Ateliê Cromo.



Férias na praia é praticamente uma tradição brasileira! Para os que conseguirem manter a tradição com segurança em tempos de pandemia, separei algumas informações importantes que costumo passar para meus alunos do curso de fotografia aqui do Ateliê Cromo em Campinas/SP, para se fotografar na praia.


Do ponto de vista da composição, existem muitas estratégias funcionais e como sempre digo: NADA SUBSTITUI SUA AVALIAÇÃO QUANDO ESTÁ FOTOGRAFANDO! Contudo, queria trazer aqui duas questões que considero importantes neste tocante: a primeira, e mais importante, é ficar sempre atento à linha do horizonte para mantê-la no nível. Este cuidado vai garantir equilíbrio a sua imagem, então se não for mantê-la no nível lembre-se de incliná-la bastante para não parecer um acidente. A segunda dica de composição é lembrar de usar a regra dos terços, vai te ajudar a definir o que é mais importante na sua fotografia.. Lembre-se que a questão aqui é a descentralização da linha do horizonte para delimitar o que funcionará como elemento principal da sua composição. Veja a foto abaixo, por exemplo:


Fotografia de Vera Orsini - aluna do Ateliê Cromo.



A proporção de água um pouco maior nos mostra que é ali que a ação está acontecendo. Mesmo estando pequeno, vemos bem o surfista porque existe um bom contraste entre ele e a espuma da onda ao fundo e porque nosso olhar examina mais detalhadamente a parte maior da imagem, a água neste caso.


Já no que diz respeito à equipamento, um filtro polarizador pode fazer verdadeiros milagres pelas cores da sua imagem, principalmente nestas situações marinhas. Veja também o artigo específico sobre este filtro aqui no blog, deixo o link aqui.


Fotografia de Roseli Grassmann - aluna do Ateliê Cromo.