Fotógrafo ganha prêmio com imagens polêmicas de guerra 'rosa' no Congo

Foto: Richard Mosse


O fotógrafo irlandês Richard Mosse foi o vencedor deste ano do prestigiado prêmio Deutsche Borse com a exposição "O Enclave".


As imagens controversas de Mosse foram captadas da República Democrática do Congo e mostram uma nação em conflito e em meio ao trauma gerado pela guerra.


As fotos foram feitas usando equipamentos militares de vigilância fora de linha - um filme infravermelho chamado Kodak Aerochrome.


Originalmente criado para detectar camuflagem, esse filme usado em reconhecimentos aéreos capta a luz infravermelha, que é invisível ao olho humano.


Ela capta imagens em tons vívidos de lavanda, vermelho e rosa, acrescentando um estranho efeito "psicodélico" às imagens de guerra.


"Buscava um lugar onde a realidade é dura, cujas histórias precisam ser contadas com urgência, mas não podem ser facilmente descritas", disse Mosse.


"O Congo é um lugar assim. Seu ciclo interminável de guerra parece ser intangível. É um conflito complexo e confuso, lutado por rebeldes que constantemente mudam de lado. Essas histórias, apesar de brutais e trágicas, não são fáceis de contar."


O prêmio anual Deutsche Borse foi criado em 1996 e premia fotógrafos contemporâneos por sua contribuição à fotografia na Europa no ano anterior.


Fonte: http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2014/05/140514_galeria_rosa_rb.shtml

Curso de Fotografia 

Campinas - Ateliê Cromo

As irmãs e fotógrafas

Carolina Engler e Juliana Engler fundaram o Ateliê Cromo em 1998, um aconchegante espaço que transpira e inspira criatividade na...

Facebook

Fale com a gente:

Fone: (19) 3234-8148
Whatsapp (19) 99297-9707 
ateliecromo@gmail.com
Rua Álvaro Müller, 151. 
Campinas / SP / Brasil
  • Facebook ícone social
  • YouTube
  • Instagram
Horário de atendimento: segunda a quinta das 13 h às 18 h. Outros horários sob agendamento.