3 dicas simples que farão suas fotografias noturnas mudarem de patamar!!!

Atualizado: Jul 31

Texto: Carolina Engler.

08/07/2020.


Fotografia: Luís Arthur Nunes, aluno do Ateliê Cromo



Fotografar à noite pode parecer muito complicado para os iniciantes, mas tenho algumas dicas simples que vão te ajudar a lidar com essa situação. No curso de fotografia aqui no Ateliê Cromo em Campinas / SP percebemos que essa questão também é recorrente entre nossos alunos.


Em primeiro lugar é necessário perder o medo de usar velocidades baixas de obturação. Os iniciantes sofrem com as fotos tremidas e muitas vezes demoram a dominar o congelamento da imagem. De forma que usar velocidades baixas de obturação causam um certo trauma. Só esquecem que não é a longa exposição em si que causa a foto tremida, mas a longa exposição sem o uso do tripé. Para fotografar paisagens noturnas não tem como escapar de usar o tripé e usar velocidades lentas de obturação.


Em segundo lugar faça experiências de ajuste do balanceamento de branco. À noite, por conta da variedade de fontes de iluminação podemos produzir imagens completamente diferentes só mudando o programa de balanceamento de branco da câmera. Para quem fotografar em RAW é possível inclusive revelar várias versões da mesma imagem com mais de uma opção de WB.


Fotografia: Sônia Ferreira, aluna do Ateliê Cromo


Para concluir, vou fazer uma revelação bombástica: Quem falou que é necessário zerar o fotômetro da câmera? É uma informação surpreendente para os iniciantes que passam por um longo treinamento para zerar o fotômetro - aliás, treinamento este indispensável e os alunos do Ateliê Cromo também passam por ele. Só que por conta da característica de iluminação noturna, zerar o fotômetro já não é a melhor estratégia. Com áreas bem iluminadas e outras na penumbra as vezes é mais interessante subexpor e, mais frequentemente, superexpor a cena. Cada fotógrafo vai através da experimentação chegar a um "padrão" pessoal... Eu, normalmente, prefiro as superexpostas. Contudo, não é uma regra, mas uma tendência.



Um grande abraço e até o próximo post!!!

Carolina Engler

0 visualização

Curso de Fotografia 

Campinas - Ateliê Cromo

As irmãs e fotógrafas

Carolina Engler e Juliana Engler fundaram o Ateliê Cromo em 1998, um aconchegante espaço que transpira e inspira criatividade na...

Facebook

Fale com a gente:

Fone: (19) 3234-8148
Whatsapp (19) 99297-9707 
ateliecromo@gmail.com
Rua Álvaro Müller, 151. 
Campinas / SP / Brasil
  • Facebook ícone social
  • YouTube
  • Instagram
Horário de atendimento: segunda a quinta das 13 h às 18 h. Outros horários sob agendamento.