O que comprar para começar a fotografar?

Atualizado: Abr 8


Texto: Carolina Engler.

27 de março de 2020.


Começar a navegar numa área nova traz sempre ansiedade, principalmente em tempos digitais que facilita muito nosso acesso a informação de forma quantitativa, mas exatamente por isso dificulta a avaliação qualitativa dessa informação.

A primeira e mais frequente dúvida dos fotógrafos iniciantes diz respeito à aquisição do equipamento. Que tipo de equipamento comprar? Qual marca? Objetivas? E os acessórios? As opiniões dos especialistas divergem para dificultar ainda mais a vida dos iniciantes.

Já enfrentei este tipo de questionamento diversas vezes e acho muito importante começar dizendo que não se trata do equipamento que EU ACHO MELHOR, mas do equipamento que vai SERVIR MELHOR AO INTERLOCUTOR.

Dito isso, são dois os caminhos a se seguir dependendo do tipo de perfil de fotógrafo que você tem:

Fotógrafo LEVE - "não quero carregar muito peso" ou "me atrapalho com muitos acessórios e equipamentos". Neste caso a melhor opção de equipamento seria uma superzoom, pois com um único aparelho faz-se de tudo - mesmo que não seja com excelência técnica. Existem muitas opções de marca e modelo, mas o importante é observar como o equipamento se comporta em termos de ruído nos ISOs altos e nas longas exposições.

Fotógrafo DETALHISTA - "sou tecnicamente exigente" ou "gosto de tecnologia e gadgets". Este é o perfil típico do fotógrafo que vai preferir investir numa DSLR - câmera que troca objetiva. É possível assim construir um set de equipamentos específicos para a área de atuação deste fotógrafo. Neste caso é bem mais difícil de propor algo genérico para ajudar a todos os fotógrafos, os equipamentos e acessórios interessantes vão depender muito da sua área de atuação. Mas uma sugestão que eu sempre dou é investir num kit que venha com uma 18-140mm ou 18-135mm ou 18-105mm ao invés da 18-55mm que é bem mais frequente (e econômica), mas vai te obrigar a andar muito ou a trocar muitas vezes de objetiva e nem sempre temos esse tempo ou possibilidade.

Além da câmera alguns outros acessórios que julgo interessante: tripé, controle remoto, bolsa de transporte, kit de limpeza, bateria extra e filtros UV quando as objetivas assim permitirem.

16 visualizações