HBO lança documentário sobre Robert Mapplethorpe


Trabalho de cunho sexual do artista chegou a ser censurado várias vezes

A HBO lança nos Estados Unidos em abril (ainda sem previsão de lançamento no Brasil) o documentário Mapplethorpe: Look at the Pictures, sobre o fotógrafo nova-iorquino e seu trabalho arrojado, desbravador e por vezes pornográfico.


Robert Mapplethorpe, que era amigo íntimo da poetisa e estrela pop Patti Smith, ficou conhecido por suas fotos em preto e branco, algumas de temática branda como florais e natureza morta e retratos de celebridades e outras de temática de gênero e fetichista, como as de homens afro-americanos nús ou sexo homossexual e sadomasoquista. Morto precocemente no auge da carreira, aos 42 anos, em 1989, o fotógrafo deixou muitas obras para serem mostradas e algumas das exposições e até livros de seu trabalho chegaram a ser censurados.

Uma das mostras póstumas do fotógrafo foi tema de um filme para a TV, estrelado por James Woods. Em Dirty Pictures (2000) Woods faz o papel de Dennis Barrie, diretor do museu Cincinnati Arts Center, processado por indecência durante a exposição.

Na fase fetichista do fotógrafo, ele criou imagens explícitas com genitália masculina e atos de sadomasoquismo. Os diretores de Mapplethorpe: Look at the Pictures, Fenton Bailey e Randy Barbato, que tem em seu currículo o filme e o documentário Party Monster, sobre a cena noturna de N.York nos anos 90, não aliviam o espectador do aspecto mais pornô do artista, incluindo a foto mais polêmica de Mapplethorpe, Self Portrait With Whip. Muitas das imagens controversas estão no filme e também em exposições que entram em cartaz este ano nos museus de Los Angeles, Getty e LACMA. Este último, não faz muito tempo, sediou a mostra X-Y-Z Portfolios que fez um apanhado da obra de Mapplethorpe.


Mapplethorpe: Look at the Pictures estreou na HBO americana em abril. Está em exibição no Festival do Rio 2016.


confira o trailler e o portfólio

13 visualizações

Curso de Fotografia 

Campinas - Ateliê Cromo

As irmãs e fotógrafas

Carolina Engler e Juliana Engler fundaram o Ateliê Cromo em 1998, um aconchegante espaço que transpira e inspira criatividade na...

Facebook

Fale com a gente:

Fone: (19) 3234-8148
Whatsapp (19) 99297-9707 
ateliecromo@gmail.com
Rua Álvaro Müller, 151. 
Campinas / SP / Brasil
  • Facebook ícone social
  • YouTube
  • Instagram
Horário de atendimento: segunda a quinta das 13 h às 18 h. Outros horários sob agendamento.