O trabalho de fotografar recém-nascidos requer paciência e tranquilidade

Foto: Claudia Silva


Fotografia de recém nascido ou também conhecida como newborn é um estilo que consiste em uma sessão de fotos onde o recém-nascido é fotografado nos seus primeiros dias de vida. “No início o bebê é mais maleável e conseguimos colocá-lo em diferentes poses”. Depois de 15 dias ele já começa a ficar mais agitado e sujeito às cólicas.Os ensaios podem ser feitos em estúdios ou na residência da família. Os registros são feitos com o bebê sem roupinha e com acessórios. Cestas, mantas, gorrinhos, chapéus e laços compõem o cenário. "Apenas fotógrafos treinados podem fazer este tipo de ensaio" diz Claudia, afinal os recém nascidos são muito delicados e temos que tomar muitos cuidados como:


Ambiente climatizado

Antes de qualquer coisa, é preciso pensar no conforto e na segurança do bebê. Como o hábito é clicá-los sem roupinha, o ambiente das fotos deve ser climatizado, seja em casa ou em um estúdio preparado. Em qualquer dos dois ambientes é preciso evitar a entrada de correntes de ar.


Segurança e higiene

Para segurança do bebê, o ideal é registrá-lo em poses mais básicas e sempre com alguém bem perto. Em meu estúdio lavo tudo o que foi utilizado em um ensaio.


Som ambiente

O som do útero é uma importante ferramenta para acalmar os bebês. De certa maneira eles se sentem mais em casa. Na barriga eles estavam ouvindo o funcionamento de todos os órgãos. Por isso, mantenha sempre um som constante no ambiente do ensaio, isso fará o sono profundo vir mais rápido.


Ter muita paciência

O trabalho de fotografar recém-nascidos requer paciência e tranquilidade. Eles choram, fazem cocô, xixi, tem refluxo, etc. É importante saber esperar o momento do sono mais profundo do bebê para começar a fotografar.


Para finalizar costumo dizer que para fotografar recém nascido temos que ser um pouco de mãe, enfermeira e fotógrafa.


Fonte: http://www.sorocaba.com.br/materias/o-trabalho-de-fotografar-recem-nascidos-requer-paciencia-e-tranquilidade-404#ad-image-6

1 visualização

Curso de Fotografia 

Campinas - Ateliê Cromo

As irmãs e fotógrafas

Carolina Engler e Juliana Engler fundaram o Ateliê Cromo em 1998, um aconchegante espaço que transpira e inspira criatividade na...

Facebook

Fale com a gente:

Fone: (19) 3234-8148
Whatsapp (19) 99297-9707 
ateliecromo@gmail.com
Rua Álvaro Müller, 151. 
Campinas / SP / Brasil
  • Facebook ícone social
  • YouTube
  • Instagram
Horário de atendimento: segunda a quinta das 13 h às 18 h. Outros horários sob agendamento.