Carolina Engler

26 de out de 20202 min

Vai fotografar festa? Este post têm informações valiosas!!!

Atualizado: 26 de nov de 2020

Texto: Carolina Engler.

26/10/2020.

Bruno Ferreira - aluno do Ateliê Cromo

Uma ansiedade muito comum nos alunos iniciantes é: "imagina que eu vou conseguir ajustar diafragma, obturador e zerar o fotômetro nas festinhas da família! É impossível!!!"

Em primeiro lugar: NÃO, NÃO É!!! Mas é claro que não vai ser amanhã. Para se ter agilidade é necessário prática e isso leva tempo.

Mas, pensando nisso, criei uma "receitinha" que passo para os meus alunos do curso de fotografia aqui do Ateliê Cromo e que deve ser usada como ponto de partida par suas próprias experimentações.

Começo ajustando a câmera na opção S ou TV (dependendo se você tem Nikon ou Canon), esta opção é o que chamamos de sistema de prioridade, ou seja, escolhemos a velocidade de obturador e a câmera automaticamente seleciona o diafragma - quando for possível, o diafragma que zera o fotômetro. Na situação das festinhas, que normalmente acontecem em ambientes fechados, não vai ter luz suficiente para se fotografar só com a luz ambiente e por isso preste atenção para os ajustes a seguir.

Uma vez selecionada a opção S ou Tv, é necessário ajustar a velocidade de obturador que , neste caso, será 1/60. A velocidade mais baixa que posso fotografar com a câmera na mão sem produzir o efeito tremido.

Thaís Mazzoco - aluna do Ateliê Cromo.

Na sequencia vamos ajustar o ISO. Ele deve ficar entre 400 e 800 dependendo da luminosidade do ambiente. Sendo que quanto menor a luminosidade do ambiente, mais alto será o ISO.

O ajuste de ISO e velocidade de obturador selecionados devem otimizar ao máximo o aproveitamento da luz ambiente. Mas, muito provavelmente, não será necessário para zerar o fotômetro. Para que isso não se torne um problema, ficando a foto subexposta, vamos acionar o flash para preencher a iluminação que faltar.

Com a prática você vai lapidar esta "receita" segundo seu gosto e as situações variáveis de iluminação. Mas reforço que a prática é imprescindível no processo de aprendizagem!!! Como dizia Bresson: "suas primeiras 10 mil fotos são as piores!"

Aproveitem as informações, abraço e até o próximo post!

Carol

110
6